“Você não pode ensinar nada a um homem;
Você pode apenas ajudá-lo a encontrar a resposta.” Galileu Galilei
Busca

 

 

Em abril de 2000 ano fui assistir à palestra com Peter Russell cujo tema era "CONSCIÊNCIA – A Última Fronteira”, fiquei surpresa quando alguém perguntou se existia alguma ferramenta que poderia nos ensinar como expandir nossa Consciência.  A resposta veio rápida:  "NÃO, não existe nenhuma ferramenta que permita a expansão da Consciência, só a meditação pode nos ajudar neste momento”.


Naquele instante eu procurei o microfone para dizer a todos os presentes:  talvez vocês não conheçam, mas existe sim, uma ferramenta denominada Frameworks® for Change Program (FFC), ela está chegando no Brasil. Esta ferramenta foi criada em 1993 por Joy Drake e Kathy Tyler, autoras do The Transformation Game.


O Frameworks® for Change Program (FFC) Program aplica-se em Organizações ou Empresas que estejam em um processo de Transformação Organizacional ou frente a uma necessidade de mudança, buscando sua evolução. Aplica-se a todos que desejam realizar estas mudanças de forma consciente, respeitando o Indivíduo, o Time, a Organização e o planeta de forma Global.


Na Europa, o Frameworks vem sendo aplicado em empresas como RABO Bank, ABN AMRO Bank, SHV Makro, Philips Components, Hydroaluminium e nos EUA em empresas como BOING Company, Moss Bay Consulting Group, Ministry of Health, Polaroid Corporation, Antioch University.


O microfone que permitiria que todos me ouvissem, estava distante e outra pergunta surgiu rapidamente para o Peter. Eu não pude dizer aos presentes que hoje existem 50 consultores credenciados para aplicação desta ferramenta no planeta e que o Frameworks for Change está estruturado na forma de um tabuleiro, como um jogo, onde não existem ganhadores nem perdedores, mas um jogo onde aprendemos a nos comunicar, aprendemos a relação cooperativa do ganha-ganha, despertando nossa consciência.


Esta ferramenta pode ser vivenciada durante 2 ou 3 dias em duas versões, a versão BOARD (tabuleiro de mesa para 6 participantes) ou na versão TILE (tabuleiro especial montado no chão para grupos de até 20 participantes).  Em 2000 o Frameworks®  chegou ao Brasil e a primeira empresa a descobri-lo foi  o ABN Amro Bank, onde a versão TILE foi aplicada para a Diretoria Consumer e o nível gerencial, mas de 220 participantes.


O tabuleiro apresenta uma linguagem simbólica onde os participantes – individualmente ou em times, - definem um Propósito e percorrem uma jornada que se inicia no Estar em Casa indo para o Caminho do Trabalho e voltando para Casa. No "Caminho do Trabalho” os participantes recebem mensagens que revelam qual direção a seguir através de "Insights”, como Servir a si ou aos outros, como assumir riscos praticando entre a "Escolha” (livre arbítrio) e a "Intuição”.
A percepção de que estamos ganhando consciência vem através da conexão com nossos "Mentores” ou "Recursos” internos. Identificar que padrões de comportamento nos impedem de seguir adiante, surge na Casa do "Bloqueio” e os Obstáculos que encontramos no caminho só são dissolvidos com Consciência. Podemos compreender como nasce o nosso Estresse ou o Impasse, além é claro de celebrar o "Sucesso e o Avanço Decisivo”.


O Propósito é vivenciado em 4 níveis, Individual, Time, Organizacional e Global, onde os participantes resgatam durante a sua jornada, conhecimento, clareza e consciência. Na etapa de consolidação da aprendizagem cada participante olha para si mesmo, para o seu ambiente de trabalho, para as suas atitudes, e cria um Plano de Ação, que contem questões-chave a serem trabalhadas, individualmente e/ou em grupo, fortalecendo o empowerment individual, do time e da Empresa.


Autor: Olga Cristina Amato Balian -Taygeta Editora & Consultoria

Consultora Credenciada pela Innelinks - USA do Frameworks for Change - Versão Board, Tile e Coaching

ARTIGO PUBLICADO na REVISTA T&D – DESENVOLVENDO PESSOAS NA COLUNA MÉTODOS & TÉCNICAS

Como Nascemos



História, Desenvolvimento & Linhagem Do Frameworks® For Change 
- Por: Olga Cristina Amato Balian


Em linha gerais, as principais datas e locais dos treinamentos de formação de Consultores, assim como o nascimento e desenvolvimento do Frameworks For Change ®, sua origem e descendentes.

Escócia - Findhorn, 1978 - Joy Drake e Kathy Tyler residiam na Fundação Findhorn na Escócia e o processo de criação do Jogo da Transformação se inicia. A primeira versão "pública” do jogo, foi vivenciada no salão "Cluny Hill” na Fundação Findhorn em junho de 1978, como parte do workshop 'A Arte da Síntese”. Em outubro de 1978 Kathy e Joy começaram a treinar outras pessoas para trabalhar com a inteligência do Jogo da Transformação ®.

USA - Seattle, Janeiro/1986 - Joy e Kathy mudam para Seattle e fundam a InnerLinks Inc. nos USA. Esta mudança de Findhorn para os USA vai permitir o contínuo desenvolvimento do Jogo em suas diferentes versões. Maiores informações podem ser consultadas no site http://www.innerlinks.com/(em inglês)

USA - Seattle, Maio/1990 - A versão organizacional do Jogo da Transformação, denominada "FRAMEWORKS FOR CHANGE ® PROGRAM - FFC” foi lançada com grande sucesso com empresas baseadas em Seattle. Programa Piloto desenhado para melhorar a formação de equipes, comunicação e eficiência no local de trabalho. Novas cartas, Níveis de Jogo e formatos de workshops.
A linguagem do Jogo da Transformação ® foi adaptada para os ambientes organizacionais, novas casas são criadas para representar o dia a dia da Organização.

Brasil, Setembro /1993 - Nasce no Brasil a Taygeta Editora & Consultoria e em set/94 lança o Jogo da Transformação ® em português e passa a trazer anualmente as autoras do Jogo, Kathy, Joy e Mary Inglis, responsáveis pela InnerIinks nos USA e na Europa para o Brasil com o objetivo de formar facilitadores / consultores credenciados nas diferentes versões.
Maiores informações podem ser consultadas no site http://www.taygeta.com.br/

Holanda, Setembro/1993 - A InnerLinks realiza na Holanda o 1º. Treinamento de Formação de Consultores a serem credenciados do "FFC – FRAMEWORKS FOR CHANGE ® PROGRAM - (VERSÃO BOARD & TILE)”, na versão organizacional de 6 a 24 participantes, após vários anos em desenvolvimento. Treinamentos para a versão do FFC são hoje em dia oferecidos em Findhorn, Brasil e Estados Unidos e já foram realizados também na Holanda e Austrália.

USA – Janeiro/1998 - Joy e Kathy, autoras do jogo, mudam-se de Seattle para Asheville, na Carolina do Norte no EUA e Mary Inglis, responsável pelo gerenciamento das diferentes versões do Jogo em Findhorn, torna-se associada da InnerLinks.

Brasil, Março /2002 - A Taygeta organiza o 1º. Treinamento do "FFC – FRAMEWORKS FOR CHANGE ® PROGRAM - (VERSÃO BOARD & TILE)” conduzido por Kathy Tyler e que foi realizado no Centro Paulus em SP durante 14 dias e habilitando no Brasil 3 consultoras na aplicação do FFC Versão Board & Tile.

USA - Asheville, 2002 - Joy e Kathy dedicam este ano para formatar a versão Coaching do Frameworks e nasce o FCP – "FRAMEWORKS FOR CHANGE ® COACHING PROCESS”.

USA - Asheville, Março/2003 - Joy e Kathy convidam Mary Inglis e Olga Balian para conhecer o FCP – "FRAMEWORKS FOR CHANGE ® COACHING PROCESS” e vivenciar a versão Coaching durante 10 dias. Neste encontro se criou a estratégia para o lançamento do FCP através do treinamento de consultores para os USA, Europa, Austrália e Brasil.

Escócia - Findhorn, Junho/2003 -Lançamento do "Treinamento do FCP – Frameworks For Change - Coaching Process) - 1º. Treinamento para Certificação de consultores no processo de Coaching em Findhorn, usando as cartas de Insight, Bloqueio e Mentor, do processo metodológico do FCP. Desenhado para ser utilizado em locais de trabalho tanto com indivíduos como com pequenos grupos.

USA - Asheville, Outubro/2003 - 1º. Treinamento de Facilitadores Credenciados no Processo de Coaching do Frameworks (FCP), nos Estados Unidos. 04 dias com 06 participantes.

Austrália – Melbourne , Outubro/2003 -
1º. Treinamento de Facilitadores Credenciados no Processo de Coaching do Frameworks (FCP), para consultores, em Melbourne. 03 dias e 18 participantes.

USA - Asheville, Outubro/2004 - Joy & Kathy lançam o "FCP on Line – Frameworks For Change - Coaching Process” no site http://www.frameworkscoach.com/. Desenhado para atender por telefone que desejar realizar seu processo de Coaching. O FCP on-line pode ter até 08 Sessões por telefone no período de 03 à 06 meses e tarefas obrigatórias de práticas com clientes.

Brasil – São Paulo, Setembro/2005 -
A InnerLinks & Taygeta organizam o 1º. Treinamento do "Treinamento do FCP – Frameworks For Change - Coaching Process) conduzido por Kathy Tyler e que foi realizado no Hotel Ponto de Luz (Joanópolis-SP) durante 4 dias e habilitando no Brasil os primeiros 18 consultores na aplicação do FCP ou da versão que chamamos de "Coaching Process”. Estre treinamento foi apelidado de 1ª. Onda do FCP.

Brasil – São Paulo, Janeiro/2005 -
Os 19 consultores credenciados do FCP no Brasil criam em conjunto o website http://www.fcpconsultores.com.br/com o objetivo de divulgar esta ferramenta totalmente inovadora e surpreendente como instrumento de Coaching.

Brasil – São Paulo, abril/2008 – A Kathy da Innerlinks volta ao Brasil e junto com Olga da Taygeta realizam o 2º. Treinamento do "Treinamento do FCP – Frameworks For Change - Coaching Process) que foi realizado no Centro Paulus (Parelheiros-SP) durante 4 dias. A 2ª. Onda do consultores do FCP - versão "Coaching Process” ganha mais 9 Consulores Credenciados.

Brasil – São Paulo, Out/2008 –
A Innerlinks & Taygeta realizam o 3º. Treinamento do "Treinamento do FCP – Frameworks For Change - Coaching Process) conduzido pela Olga Balian e que foi realizado no Centro Paulus (Parelheiros-SP) durante 4 dias. A 3ª. Onda do consultores do FCP - versão "Coaching Process” ganha mais 6 Consulores Credenciados.

Brasil – São Paulo, Out/2010 –
A Innerlinks & Taygeta realizam o 4º. Treinamento do "Treinamento do FCP – Frameworks For Change - Coaching Process) conduzido pela Olga Balian e que foi realizado na sede nova da Taygeta em durante 4 dias. A 4ª. Onda do consultores do FCP - versão "Coaching Process” ganha mais 4 Consulores Credenciados, Adriana Trindade, Fátima Miranda, Marisa dos Santos,

 

Brasil – São Paulo, Out/2010 – A Innerlinks & Taygeta realizam o 5º. Treinamento do "Treinamento do FCP – Frameworks For Change - Coaching Process) conduzido pela Olga Balian e que foi realizado na sede nova da Taygeta em durante 4 dias. A 5ª. Onda do consultores do FCP - versão "Coaching Process” ganha mais 4 Consulores Credenciados, Célia Balian, Cecília,  e Sueli Volpiano

 

A 6ª. Onda do consultores do FCP - versão "Coaching Process” será em em 2 módulos nos meses de julho/2011 ..... inscreva-se
 

Olga Cristina Amato Balian